Os Doces Onélia, surge em 1999, com o objetivo de melhorar a renda familiar, levando sua proprietária Sra. Onélia a voltar a trabalhar em um ramo que tinha aprendido ainda criança com sua mãe Sra. Otília Peverada Mendes.

Dona Otília como era chamada, imigrante vinda da França, trouxe consigo os dotes para a culinária, que passou as filhas, Eva Maria, Santa de Lourdes e Onélia, onde Sra. Onélia o transformou em profissão. Podemos dizer que a Sra. Otília se foi mas deixou para as filhas a tradição e a união que uma boa culinária reune, pois como elas mesmas dizem “quando a fabrica chama” todas deixam seus demais afazeres para se dedicar a fabricação dos doces que um dia sua mãe as ensinou.

Em 2001, sentiu a necessidade de expor seus produtos na feira nacional dos doces, conhecida como FENADOCE, em 2002 tomou conta da fábrica desta mesma feira, aumentando seu potencial de produção. Hoje a Doces Onélia é reconhecida na cidade como uma das melhores fabricantes de doces cristalizados, geléias, shimiers, doces em pasta, com chocolate, doces em calda e com uma novidade os doces com ovos, como ambrosia, fios de ovos, doce de ovos e papo de anjo seguindo com o mesmo sabor caseiro que sua mãe a ensinou.

A partir desta nova etapa a fábrica atingiu o âmbito nacional, hoje vende para cafeterias, confeitarias, lojas de conveniências, promotoras de eventos, hotéis e restaurantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.